ASSOCIAÇÃO COMANDANTE CARVALHO ARAÚJO

No passado período de 6 a 8 de Outubro decorreu na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, no âmbito da iniciativa “LIGAR AO MAR”, o 1º acampamento marítimo e regata “Comandante Carvalho Araújo”, que contou com a participação de 58 jovens escuteiros marítimos dos Agrupamentos 797 – Nova Oeiras, 929 – Belém, 1100 – Parque das Nações e 1180 – Santa Cruz, Barreiro, com idades entre os 10 e os 14 anos de idade, acompanhados de 19 elementos dirigentes, para os enquadrar.

REGATA EM EMBARCAÇÕES DA CLASSE “SCOUT”

O evento, que contemplou uma regata com 13 embarcações “scout” (adaptação da classe “dot”) na tarde de sábado, foi organizado pela Associação Comandante Carvalho Araújo (ACCA) e contou com o imprescindível apoio da Marinha Portuguesa e do Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA).

CRIANÇAS E JOVENS EM CONTACTO COM A ARMADA

Tendo os escuteiros marítimos entrado na BNL ao final do dia 6, o programa de actividades dos dias seguintes iniciou-se com a presença, em formatura, na cerimónia de içar da Bandeira Nacional. Na manhã do dia 7 decorreram visitas à fragata “CORTE REAL” e à Escola Naval, incluindo ao seu Museu e ao Simulador de Navegação. Durante a cerimónia de entrega de prémios da regata e de placas comemorativas do evento, ao final da tarde, os Presidentes da Direcção da ACCA e da Direcção do CNOCA, bem como o Coordenador da Equipa Nacional Marítima do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Comodoro 2º Comandante Naval, em representação do Almirante Comandante Naval, a encerrar, dirigiram umas breves palavras aos jovens escuteiros marítimos, demais participantes no evento e convidados presentes, incluindo associados da ACCA e dirigentes do CNE. No dia 8 de manhã, após a Eucaristia, teve ainda lugar a realização de prova de conhecimentos, em ligação com circuito pedestre realizado em equipa.

O PROGRAMA “LIGAR AO MAR”

A presente iniciativa da ACCA inscreve-se no âmbito do seu programa “Ligar ao Mar”, que se destina a promover, organizar e apoiar um conjunto de projectos e acções tendentes à sensibilização e aproximação dos cidadãos em geral, e dos jovens em especial, ao mar e às diversas actividades náuticas, navais e marítimas. Com base nesta experiência, pretende a ACCA promover idêntica iniciativa em 2018, ano em que a 14 de Outubro ocorre o centenário do combate em que o então 1º Ten. José Botelho de Carvalho Araújo, quando comandava o NRP “AUGUSTO CASTILHO”, enfrentou o submarino alemão U 139 e permitiu, com o sacrifício da própria vida, que o paquete “SAN MIGUEL”, que escoltava e os seus 206 passageiros embarcados, chegassem sãos e salvos a Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, nos Açores.

A Confraria Marítima de Portugal felicita a ACCA por esta sua interessante iniciativa, que gostosamente se divulga, fazendo votos para que em 2018 e anos seguintes muitas mais iniciativas semelhantes se venham a concretizar.

Post a Comment