XXVI Encontro

Confraria Marítima visita o Porto de Setúbal

Um numeroso grupo de Confreiras e Confrades da Confraria Marítima de Portugal visitou na manhã do passado dia 1 de Fevereiro as instalações da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, na cidade de Setúbal.

Após palavras de boas-vindas proferidas pelo Dr. Vítor Caldeirinha, Presidente do Conselho de Administração da APSS, foi projetado o video institucional a que se seguiu uma muito interessante intervenção, centrada nas perspectivas estratégicas de desenvolvimento do Porto de Setúbal – uma solução ibérica disponivel… – e um vivo período de perguntas e respostas. Num trajecto em autocarro foram visitadas as diversas áreas sob responsabilidade da APSS, com ínicio junto das Fontaínhas, passando pelos diversos terminais concessionados, pela àrea do trem naval e pelo centro de formação de pessoal, terminando a sul, na peninsula da Mitrena, junto das instalações da Lisnave.

O grupo de membros da Confraria visitou em seguida a “Casa da Baía”, onde foram recebidos pela Draª Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e onde lhes foi oferecido um “moscatel de honra”. A presença da baía do Sado na “Associação Internacional das Mais Belas Baías do Mundo” foi devidamente assinalada, sendo igualmente referido o elevado potencial turístico que esta tem, ainda com muito por explorar.

O almoço de confraternização teve lugar no Hotel do Sado, do Grupo “Manuel Ferreira”, nos arredores norte da cidade, com uma vista magnífica sobre toda a baía do Sado. Após palavras de agradecimento do Presidente da Direcção da Confraria, V/Alm. Alexandre da Fonseca, à Draª Maria das Dores Meira e aos Dr. Vitor Caldeirinha e Engº Carlos Seixas da Fonseca, foram entronizados dez novos membros, que agora se juntam à Confraria. Cada um dos novos Confrades, de per si, foi apresentado pelo Presidente, foi-lhe colocada ao peito a medalha escapulária pelo Confrade proponente (“padrinho”) e recebeu de um membro da Direcção o pin e um diploma de mérito, sendo acolhido pelos Confrades presentes com calorosa salva de palmas. Juntaram-se assim à Confraria o Engº Frederico Spranger, o Sr. Francisco Teixeira, a Draª Isabel Ferreira Mora, o Dr. Jorge Montalvão, o Engº José Águeda Costa, o Dr José Silva e Sousa, o Cte. Júlio Carvalho Araújo, o Cte. Manuel Oliveira Pedreiro, o Engº Pedro Graça da Ponte e o Sr. Rui Sousa Cruz.

No sentir dos Confrades presentes terá sido um dos eventos  promovidos pela Confraria com maior sucesso, pois aliou uma visita muito interessante a um programa social bem conseguido, num ambiente muito agradável, não esquecendo também a excelente cataplana de peixe e marisco servida pelo restaurante do Hotel do Sado.