XXVII Encontro

Confraria Marítima promove jantar-debate

A Confraria Marítima de Portugal realizou o seu XXVII Encontro no passado dia 3 de Abril; tratou-se de um jantar-debate, que se iniciou às 20h00 no restaurante da ANL-Associação Naval de Lisboa, junto da doca de recreio de Belém, onde estiveram presentes cerca de 50 Confrades e seus convidados.

O evento iniciou-se com um coctail no salão, tendo em seguida os convivas tomado os seus lugares à mesa no restaurante. O Presidente da Direcção da Confraria, V/Alm. Alexandre da Fonseca dirigiu palavras de saudação aos presentes e em seguida recordou o recente falecimento do Confrade Fernando Ribeiro e Castro, que se tinha mesmo inscrito com sua mulher para participar neste encontro; após merecidas palavras de elogio, proferidas pelo Confrade Eduardo Almeida Faria, teve lugar um sentido “minuto de silêncio”.

Neste encontro foram acolhidos/entronizados quatro novos membros, o Confrade João da Fonseca Ribeiro, proposto pelo falecido Confrade Fernando Ribeiro e Castro, o Confrade José Manuel de Sousa, proposto pelo Confrade Joaquim Monteiro Marques, o Confrade José Ribeiro e Castro, proposto pelo Confrade Alexandre da Fonseca e o Confrade Luís Dionisio Marques, proposto pelo Confrade Carlos Seixas da Fonseca. Cada um dos novos Confrades de per si foi apresentado à Confraria pelo Presidente, foi-lhe imposta a “Insígnia de Confrade” pelo Confrade proponente, recebeu um diploma de mérito e um pin, e foi saudado pelos Confrades presentes com uma calorosa salva de palmas.

Após o jantar o Confrade Professor Doutor Armando Marques Guedes abordou o tema “A Lusofonia e a Segurança Marítima no Atlântico Sul”, designadamente no que se refere à geopolitica e às relações internacionais, o que suscitou muito interesse da assistência, após o que se seguiu um vivo e animado período de debate.

De assinalar a decoração do restaurante da ANL, com um acentuado carácter marítimo que o tornam muito acolhedor para a Confraria, e a excelência da refeição, um “arroz de marisco” que de todos mereceu os maiores elogios.