XXVIII Encontro

Confraria Marítima comemora o seu V aniversário

A Confraria Marítima de Portugal comemorou  no passado dia 31 de Maio o seu  V aniversário com um jantar de confraternização realizado nas instalações do Farol da Guia, em Cascais, junto à linha de costa e com uma soberba vista para o mar.

Estiveram presentes neste seu 28º Encontro muitos Confrades e Confreiras, seus familiares e amigos, e os Convidados de Honra da Confraria, o Dr. Carlos Carreiras, Presidente da Camara Municipal de Cascais e Confrade-fundador, o Alm Luis Macieira Fragoso, Chefe do Estado-Maior da Armada, e sua esposa, e o Prof. Dr. Luís Filipe Baptista, Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique.

A sessão iniciou-se com uma alocução de boas-vindas, a cargo da Presidente da Assembleia Geral da Confraria, Dra. Margarida Blasco, que agradeceu a presença dos convidados, a que se seguiu uma intervenção do Dr. Carlos Carreiras, que assinalou ser a sede da Confraria em Cascais, vila que constitui um centro de mar e cujo desenvolvimento futuro passará certamente por uma maior e mais íntima ligação ao mar. Em seguida o Presidente da Direcção,  V/Alm. Alexandre da Fonseca, referiu a negociação de um protocolo com a Escola Náutica, instituindo o prémio “Confraria Marítima de Portugal” para o melhor aluno dos cursos navegantes, protocolo que foi então assinado por representantes das duas partes. Em seguida foi mencionado ter sido presente à última Assembleia Geral uma proposta da Direcção visando elevar a sócio honorário o Alm. Rogério de Oliveira, proposta que foi então aprovada por unanimidade e aclamação. Após duas curtas intervenções, do Senhor Luís Miguel Correia e do Alm. António Balcão Reis, que enalteceram os serviços prestados ao país pelo homenageado, que como engenheiro construtor naval foi responsavel pelo projeto de muitos navios, entre os quais o FUNCHAL, a Presidente da Assembleia Geral ofereceu ao Alm. Rogério de Oliveira um escudete da Confraria, personalisado com uma placa alusiva à efeméride em apreço.

Por fim teve lugar o acolhimento de quatro novos Confrades, a saber: Carlos Rodrigues Umbelino, José Cal Gonçalves, José de Jesus Gil e Nuno Sanches Osório. No momento da entronização cada um dos novos Confrades foi apresentado à Confraria  pelo Presidente da Direcção, recebeu uma medalha colar do Confrade ou Confreira proponente, um diploma de mérito e um pin,  sendo acolhido pelos Confrades presentes com calorosa salva de palmas.

Este evento foi abrilhantado pelo saxofonista  Rui Riso, elemento integrante da Banda da Armada, que proporcionou um agradavel ambiente, sendo ainda de referir a excelência da refeição, responsabilidade da Messe de Marinha de Cascais, que suscitou merecidos encómios de todos os presentes.