XLVII Encontro

CONFRARIA MARÍTIMA ORGANIZA JANTAR-DEBATE

A CONFRARIA MARÍTIMA DE PORTUGAL (CMP) promoveu no passado dia 28 de Março no salão de jantar do 1º andar das instalações da ANL – Associação Naval de Lisboa, em Belém, um jantar-debate em que foi orador o Confrade Dr. Eduardo de Almeida Faria.

Estiveram presentes neste jantar-debate, que foi o 45º Encontro da Confraria, cerca de 60 Confreiras e Confrades, seus familiares e convidados, entre os quais o Presidente do Conselho Fiscal, Engº Carlos Seixas da Fonseca e Senhora e o Dr. José Ribeiro e Castro. Estiveram também presentes, como convidados, o Prof. dr. Fausto Quadros e Senhora e o Vereador da Camara Municipal de Lisboa Dr. João Gonçalves Pereira.

No cocktail que precedeu a refeição os Confrades e seus convidados foram obsequiados com um conjunto de vinhos, branco, tinto e rosé, muito apreciados, da marca “MARINHEIRO”, uma gentil oferta de uma empresa propriedade do Confrade Senhor Mário Ferreira do Carmo.

No início do jantar, o Presidente da Direcção da Confraria Marítima, V/Alm. Alexandre da Fonseca, saudou os presentes, referiu as últimas actividades da Confraria, e os eventos previstos a médio prazo. Em seguida deu a palavra ao Engº António Matos Cristóvão que deu noticia da criação da novel “Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo”, convidando a Confraria Marítima para ser “madrinha”. Em seguida apresentou os dois novos Confrades, a Professora Dra. Assunção Cristas e o Almirante Luís Macieira Fragoso. Estes novos Confreira e Confrade receberam, conforme é habitual, no momento da entronização, um pin e um diploma de mérito, bem como a “Insígnia de Confrade” (escapulário), que lhes foi colocada pelos respectivos Confrades proponentes, os Confrades Dr. André Bettencourt da Camara e Cte. Orlando Themes de Oliveira, tendo merecido dos presentes significativas salvas de palmas.

No final do jantar o Confrade e membro da Direcção Dr. Eduardo de Almeida Faria abordou o tema “IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA E ECONÓMICA DA NÁUTICA DE RECREIO”, numa exposição muito interessante que prendeu a atenção de todos os presentes e terminou com um vivo período de perguntas e respostas, merecendo dos presentes no final uma demorada salva de palmas.

A Confraria Marítima, com sede em Cascais e de âmbito nacional, promove a confraternização e solidariedade entre os seus membros e tem objectivos de carácter cultural e mecenático, procurando ainda contribuir para que o Mar volte a ser entre nós um grande desígnio nacional.