RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Logo após a sua fundação, a Direcção da Confraria Marítima de Portugal (CMP) decidiu integrar a FIDALMAR, a Federacion International de Ligas y Asociaciones Marítimas e Navales, (www.fidalmar.org) sedeada em Madrid. A missão de FIDALMAR pode-se sintetizar na coordenação dos esforços das Confrarias e Ligas que a integram em favor dos interesses maritímos globais e dos legítimos interesses, neste âmbito, de cada uma das partes.

 

Esta Associação tem realizado anualmente um “Congresso” ou “Assembleia Anual” permitindo a discussão de temas marítimos de interesse geral e o estabelecimento de contactos e a confraternização entre delegados, onde a Confraria tem procurado marcar presença; contudo, a distância e os custos associados às deslocações não nos tem permitido participar em todos estes eventos. O próximo Congresso terá lugar no Chile, em Vina del Mar, em Outubro de 2014 e terá como mote …Os oceanos como meio de desenvolvimento e progresso da humanidade.
De assinalar que a CMP organizou e realizou, com muito sucesso,  a XXVI “Assembleia Anual”  de Fidalmar, que teve lugar em Cascais, de 19 a 24 de Setembro de 2011.

Pertencem a esta associação a Real Liga Naval de Espanha, a Confraria dos Velhos Marinheiros do Rio de Janeiro e Confrarias ou Ligas Marítimas ou Navais da Argentina, Chile, Colombia, Cuba, Curaçao, Estados Unidos (Navy League), Holanda, Itália, México, Nova Zelandia, Panamá, Perú, República Dominicana e Uruguai. Presentemente a  Presidência é assegurada por D. Pedro Cuesta, da Argentina, a Vice-Presidência por D. Eri Oyarzun, do Chile e a Secretaria-Geral por D. Jesus Peiro Artal, de Espanha.

(1667)

(1667)